terça-feira, 9 de julho de 2013

Spotted: o "correio elegante" dos arraiás foi parar no Facebook

Modismo. O nosso país está cheio deles e todos na maioria das vezes são enlatados americanos ou europeus. Uma nova moda, principalmente entre universitários, surgiu são os Spotteds.

Os Spotteds são uma espécie de “correio elegante”  presente nos arraiás, quermesses, festas juninas e julinas da cultura caipira.  Eles são páginas ‘Spotted’, criadas no Facebook onde as pessoas mandam seu recado secreto por mensagem. O administrador da página os republica sem mencionar o nome do remetente. E assim segue a ideia de recados anônimos no face.

Em tradução livre, “spotted” significa “marcado” e é, guardadas as devidas proporções, o que os enamorados anônimos tentam fazer. Geralmente os admiradores secretos descrevem em seus flertes como é seu objeto de desejo ou uma situação particular em que o viram. Ou ainda deixam recados picantes e engraçados.

Os Spotteds nem sempre rendem abraços e beijos (transa), mas arrancam risadas. "Loirinha linda que pediu para eu te acordar quando chegasse à PUC: desculpa, esqueci...", publicou na quinta a página “Spotted: PUCRS”, para estudantes da PUC-RS.

“Menina bochechuda da psicologia coreu, acho que do quarto período. Você é uma fofa! Adoro suas palhaçadas e seus cabelos são lindos! Como faço pra te amar?”. spotted publicado na página da PUC-Minas.

A possibilidade de anonimato faz os comentários para se tornarem mais picantes:

“Gatinho da RI que atende pelo nome Robson, seu charme atravessa fronteiras. você sabe várias, línguas, que tal aprender a minha? Seu lindo.” spotted publicado na página da PUC-Minas. 

"Loira linda do prédio 40: você não é o pré-sal, mas faz o meu PIB crescer!", escreveu a página “Spotted: PUC RS”

"Para o tio gatão do Camaro vermelho que ficou olhando duas meninas do Direito na entrada: nós estamos te querendo!", publicou a mesma página.

Em entrevista ao G1, o aluno do terceiro ano de medicina Guilherme Mendonça Roveri, administrador da “Spotted: UFPel”, de “20% a 30% dos recados se transformaram em ‘pegação’”. “Soube de casais heterossexuais, homossexuais e até de alunos e professores.”

“Quando publico algo, em menos de 30 minutos, em média, alguém já identifica para quem é a mensagem”, diz Roveri. Segundo estudante do terceiro ano de direito Felipe Lago, administrador da “Spotted PUCRS”, a página cerca de cem mensagens por dia, afirma em entrevista ao G1.

Muitos administradores de páginas de Spotted para levar as paqueras do face para o mundo real estão organizando festas. E por se tratar de universitários elas lotam.

Os spotteds podem estão aí. Surgindo para todos os lados e estão deixando o meio acadêmico para se instalarem em meios alternativos, como linhas de metro, ônibus, parques e etc.

Muitos assessores devem pirar quando veem um spotted com sua marca, mas calma. Isso não passa de uma mídia gratuita. Lógico que deve ser contralada de perto. Todos os spotteds que conheço foram criados por alunos, usuários sem vínculo com as empresas, mas é bom o assessor dar uma olhadinha de vez em quando. 

Afinal, em tempos de SAC 2.0, as resposta as críticas devem ser rápidas. 

Atualização: Na minha região, Vale do Aço, encontrei apensas um página de Spotted, a do Unileste: https://www.facebook.com/spottedUnileste

por Marquione Ban, com informações do G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário