terça-feira, 16 de julho de 2013

“Em busca da Terra do Nunca” um filme para o fim de semana e para a vida toda

Alguns filmes me chamaram a atenção nestes últimos tempos. Em Busca da Terra do Nunca me fez pensar e escrever. Assim como o jovem Peter, que depois de incentivado por Mr Barrie (Johnny Deep) também escreveu. No entanto não farei uma peça, mas uma crítica a essa obra prima do Cinema que injustamente perdeu o Oscar para Menina de Ouro. Filme, a meu ver, não tão bom quanto.

Finding Neverland – Título original – ou Em busca da Terra do Nunca  é simplesmente emocionante. Nos leva literalmente a terra de Peter Pan, que vivemos durante anos em nossa infância, mas nos joga em uma dura realidade da vida. Ela tem fim.

Esse filme narra a história de J. M. Barrie para escrever uma peça de teatro após o fracasso total de sua última apresentação. Barrie então começa a buscar inspiração e a encontra no jardins de Kensington quando, pela primeira vez, faz contato com a família Davies.

A partir se desenrola a trama em meio ao mundo imaginário e infantil dos filhos de Sylvia (Kate Winslet) uma jovem viúva que está doente, mas não quer se cuidar, apensas mostrar aos filhos que é preciso viver acima de tudo.

Em Busca da Terra do Nunca nos transporta para a emoção de viver um mundo possível onde os problemas não passam de brincadeiras e por isso se tornam inexistentes, mas onde se é preciso crescer. Eis aí a palavra que permeia a toda a obra. Crescer significa deixar de imaginar. Esquecer a Terra do Nunca.

Quando  vi o filme, não vi apenas como um filme, não em identifiquei com personagem A ou B, mas relembrei, e por isso me inebriei na história, de minha infância. Quando via que havia problemas que os adultos teriam que resolver, mas que minha imaginação me levava a uma terra. Não a do nunca, mas uma terra onde eu podia ser o que quisesse. Ter super poderes. Criar, destruir, reinventar. Moldar uma realidade que faria feliz.

O filme me levou também a hoje. Me fez refletir quem sou e quem deixei de ser. A criança que estava em mim se foi? Questionei-me, e ao ver uma das cenas que mais me chamaram a atenção, entendi que não. A criança está em mim. Eu que a prendi em minhas mais profundas memórias.  A cena em foco, ocorre após a aclamada estreia da peça  Perter Pan, quando em um diálogo com o jovem Peter, que inspirou Barrie a escrever a personagem, algumas pessoas dizem a criança que ele ela Peter Pan. Imediatamente, o jovem diz a todos que Peter  Pan é o Sr. Barrie.

Quem de nós não queria ser Peter Pan? Não crescer. Viver na fantasia. Na terra que criamos quando criança. Em mundo belo, alegre, cheio de aventuras. Onde não há nada a temer e nem responsabilidades? Eu queria. E muito. Em Busca da Terra do Nunca me trouxe esse desejo. Fez com que a criança esquecida em minhas memórias voltasse e gritasse por liberdade.

Sinopse


J.M. Barrie (Johnny Depp) é um bem-sucedido autor de peças teatrais, que apesar da fama que possui está enfrentando problemas com seu trabalho mais recente, que não foi bem recebido pelo público. Em busca de inspiração para uma nova peça, Barrie a encontra ao fazer sua caminhada diária pelos jardins Kensington, em Londres. É lá que ele conhece a família Davies, formada por Sylvia (Kate Winslet), que enviuvou recentemente, e seus quatro filhos. Barrie logo se torna amigo da família, ensinando às crianças alguns truques e criando histórias fantásticas para eles, envolvendo castelos, reis, piratas, vaqueiros e naufrágios. Inspirado por esta convivência, Barrie cria seu trabalho de maior sucesso: Peter Pan.

Veja o trailer




Nenhum comentário:

Postar um comentário