terça-feira, 23 de julho de 2013

Se estiver faltando "grana" o Marketing de Guerrilha resolve

Calma que Marketing de Guerrilha não é isso
Muitos ao ouvirem esse termo acham que é piada. No meu caso foi assim. No entanto, essa pártica não é nova no mercado. Muitos já a usaram e ainda a usam. A ideia de Marketing de Guerrilha surge na ausência  de recursos para comunicar, propagar e etc, algum produto, ideia e outros. As empresas que dispõe de poucos recursos usaram e usam deste recurso que de certo modo caiu no no gosto até mesmo das grandes corporações que investem muito nestas ações e depois virarizam na rede mundial de computadores. 
O Marketing de Guerrilha, nada mais nada menos, é uma ferramenta que quer impactar os consumidores através de métodos diferentes, sem grandes orçamentos em meios de comunicação tradicionais como rádio, TV e jornal. Olhando de forma simples, é apenas aquela boa forma de se virar, afinal ninguém ou nenhuma empresa é "quadrada". 
Existem algumas formas de se fazer o Marketing de Guerrilha. Algumas delas beiram ao improviso total e outras a um planejamento mínimo. 
Intervenção urbana
Ao andarmos por aí observamos a poluição visual e o grande número de informação que nos é dado. A Intervenção Urbana  como ferramenta de guerrilha ocorre quando ela interfere na paisagem comum aos nosso olhos, fazendo com que a comunicação que desejamos passar se destaque diante todas as outras existentes na paisagem sem interferir nas características rotineiras do meio.  
O grupo The Glue Society's, formado por artistas, designers e projetistas criou esta instalação derretida na Austrália como manifestação ao aquecimento global.
O crânio gigante é parte de uma campanha para promover o lançamento da 3ª temporada da série Game of Thrones, da HBO
Performance
Já a Performance, embora seja parecida com a Intervenção Urbana, tem como foco a linguagem corporal e a expressão artística para comunicar o seu objetivo.  Ela pode acontecer por meio de apresentações corpo a corpo, shows relâmpagos, teatro nas ruas, passeatas, enfim, vai da criatividade de quem está comunicando.
Emboscada / Ambush Marketing
Essa forma, considerada desleal por muitos, e até mesmo passível de punição e ação com base no artigo 1.147 do código civil, não é bem vista pelos publicitários e profissionais do meio. 
A Emboscada, que custa nada ou quase nada, se dá pela invasão, isso mesmo, do anuncio de concorrentes. Exemplos de emboscadas famosas foram na copa do mundo de 94 em que vi o Brasil ser tetra onde os jogadores, apesar do patrocínio oficial do evento ser da concorrente possaram para fotos com o dedo erguido lembrando o número um e o slogan da Brahma. A Copa de 94 era oficialmente patrocinada pela Kaiser. 
Romário faz o símbolo da Brahma ao receber a taça de campeão
Outro caso foi quando estudantes tatuaram o simbolo da Reebook em suas testas durante a maratona de Boston que era patrocinada pela Adidas. 
Há ainda o caso do SBT e a Jequiti, empresas do mesmo grupo. As mensagens subliminares dos perfumes da marca durante a programação tem causado polêmica. Uns gostam outros não. Mas o Silvio mandou dizer que não tira. Até ele desistir, veremos na TV as imagens dos produtos surgindo do nada. Eu particularmente gostei da ideia.  
Bem vistas ou não. Com auto custo ou baixo custo. Marketing de Guerrilha é sempre bem-vindo e traz ótimos resultados para a marca. 
por Marquione Ban

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