sábado, 23 de março de 2013

Memes uma ótima forma de divulgar suas ideias

Para quem não sabe o que é um meme, vale a simples definição que dou: são imagens, fotos e vídeos que viram moda na internet. Alguns fazem tanto sucesso que acabam se tornando um viral. Viral é assunto para outro post, pois envolve discussões complexas, afinal há quem diga que não exista nada viral ainda na internet - na minha opinião são loucos os que afirma isso.

Para entendermos melhor, meme é aquilo se propaga intensamente. Um exemplo são os trolls – termo que vem de trolando e ganhou uma americanizada. Contudo outros defendem que vem de troll mesmo. Criaturas do folclore escandinavo. Mas, o assunto não é esse. Sabe aquelas carinhas engraçadas que quase sempre aparecem “trolando” alguém, alguma coisa ou até mesmo ideias? Esses são legítimos memes.

Esses trolls se propagam quase que sozinhos pela rede. Isso é um meme.

De acordo com o Wikipedia, que é para dar credito sim a ele, o termo meme, foi criado em 1976 por Richard Dawkins no seu bestseller “O Gene Egoísta”. É considerado como uma unidade de informação que se multiplica de cérebro em cérebro ou entre locais onde a informação é armazenada (como livros ou na intenet, nosso caso). Já no que diz respeito à sua funcionalidade, o meme é considerado uma unidade de evolução cultural que pode de alguma forma autopropagar-se.

Nesse sentido, e juntando minhas ideias, meme é algo replicativo e construtivo. Replicativo porque se faz replicar com suas ideias ali contidas e também construtivo, pois forma pensamentos ou até os corrompe – corromper é desconstruir para construir outro coisa no lugar mesmo que essa ideia já tenha sido desenvolvida antes.

Não sei de entenderam o que seria meme, mas creio que ajudei um pouco, ou não. Abaixo alguns memes que produzir para meu blog O Anunciador. Ah! Antes que esqueça, os memes são excelentes ferramentas de marketing para web. Ajudam a divulgar seu site, blog e seus ideais construindo uma rede de pessoas “conveniadas” àquele pensamento. Sabe, meme é rede. Simples assim.  




Nenhum comentário:

Postar um comentário