sexta-feira, 22 de março de 2013

#Ficaadica: "Um sonho de liberdade", um filme que vale a pena ser assistido


Injustiçado no Oscar, quando disputou a premiação, Um Sonho de Liberdade, com certeza, recebeu o melhor o prêmio que podia receber: a consideração do público e da critica. Só para constar, Um Sonho de Liberdade perdeu o Oscar para o Forrest Gump: O contador de histórias. 

Injustiçado no Oscar e consagrada pelo público. Essa ideia é mais real e perceptível quando se vê o filme. A atuação dos protagonistas, Morgan Freeman, que merece um capítulo a parte, e de Tim Robbins são excepcionais. 

Morgam dá todo um volume a história e nos prende ao conceito de liberdade. O que é? Onde ela está? Já Tim Robbins deixa claro que sua personagem já sabe essa resposta desde seu julgamento.   

Esse filme não há como só assistir. O telespectador entranha-se na história e desde o começo do filme fica ligado a carga de sofrimento que cada personagem tem. Um sofre por saber onde está e o que é a liberdade. Outro, por não a ter descoberto. 

O filme nos convida a uma profunda reflexão sobre isso. O que é a liberdade e onde ela está? As respostas cada um achará ao ver o filme e dependendo da posição que se encontrar em sua vida. Podemos ver pelo ângulo dos presos institucionalizados   ou ainda pela pele "pele" do inocente, que na prisão paga por algo que não cometeu. Embora, ali, como diz a personagem de Morgan Freeman, "todos são inocentes".  Assim, passa a nós, a ideia de que para muitos daqueles presos a liberdade é está no presídio. Para outros, ou melhor um, Tim Robbins, não. A liberdade está lá fora.  

Sinopse

A história de passa em 1946, quando Andy Dufresne (Tim Robbins), um jovem e bem sucedido banqueiro, tem a sua vida radicalmente modificada ao ser condenado por um crime que nunca cometeu, o homicídio de sua esposa e do amante dela. Ele é mandado para uma prisão que é o pesadelo de qualquer detento, a Penitenciária Estadual de Shawshank, no Maine. Na prisão, ele irá cumprir a pena perpétua. Andy logo será apresentado a Warden Norton (Bob Gunton), o corrupto e cruel agente penitenciário, que usa a Bíblia como arma de controle e ao Capitão Byron Hadley (Clancy Brown) que trata os internos como animais. Andy faz amizade com Ellis Boyd Redding (Morgan Freeman), um prisioneiro que cumpre pena há 20 anos e controla o mercado negro da instituição.



Nenhum comentário:

Postar um comentário