No meio de comunicação muito se fala sobre essas nomenclaturas. O que importa é que todos são a mesma coisa, embora vá encontrar alguns profissionais da área que juram de pés juntos que não.
No mercado até ouvimos muito mais a palavra logomarca em relação a logotipo. Logo, no dia a dia, passa ser um diminutivo das expressões. Mas, tirando as polêmicas em torno do nome ou nomes, o termo logo é de suma importância na vida comercial de qualquer empresa e de seus produtos.
Assim como temos nossos nomes e nossos apelidos que nos fazem reconhecidos pelo maior número de pessoas possíveis e que nos apresenta a alguém desconhecido, o logo exerce esse papel nos produtos, marcas e empresas. Além é claro, que dá vida ao inanimado e nada humano "produto comercial".
Digo isto por algo simples, por exemplo, o que seria da Coca Cola sem seu logo? Ou ainda da Globo e seu padrão de qualidade? Ou ainda do aço da Usiminas, do petróleo da Petrobras? Como íamos identificar o nosso produto preferido se não houvesse como identificá-lo? Essas perguntas possuem apenas uma resposta: Logotipo. Ou mais duas possíveis: logomarca ou logo. É essa função do logo que faz dele indispensável às empresas e seus produtos. Só com o logo é possível criar vinculo e fidelizar clientes.
O que caracteriza e faz com que aquele produto e empresa se relacione com o seu cliente de forma a gerar vinculo é o logo. Daí a importância de uma bom logo que marque a empresa e fixe na memória do cliente.
Sabe, eu não publicitário, e portanto não domino a "arte de criar logotipo", mas como Jornalista, amigo de publicitários e por ter mais de 3 anos trabalhando em assessoria de comunicação desenvolvi algumas noções básicas para tal.
Ao longo de minha curta carreira criei alguns logos e refiz outros.Veja alguns:
Primeiro logo desenvolvido para a comunidade criado por mim |
Novo logo, revitalizado e modernizado |
Logo criada para a Paróquia Sagrada Família |
Refação do logo da Comel para reabertura da empresa |